terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Música para o coração

A arte musical é expressão dos sentimentos cultivados na alma.
Em tudo que existe na natureza, existe música. A chuva, os rios, pássaros e palmeiras. Melodias deixadas na Terra por Deus, para que não ensurdeçamos a alma.

O que escolhemos ouvir, também influencia nosso estado de espírito. Canções com âmbito depressivo, raivoso, podem fazer com que entremos nessa vibração, mesmo sem estarmos assim anteriormente.

estudos que comprovam o quanto música faz bem para nossa saúde (usada para retardar o Alzheimer e o Mal de Parkinson). Pesquisas feitas em ratinhos de laboratório, mostraram que enquanto os camundongos que ficaram sem escutar nada -fazendo com que os corações batessem por 7 dias-, a seguinte colocação foi feita:


"Em terceiro lugar, a cantora irlandesa Enya, famosa por músicas que supostamente provocam bem estar, fez os corações baterem por 11 dias. Em segundo lugar, Mozart, com a sinfonia número 40, 20 dias. Em primeiríssimo lugar, a ópera La Traviata, de Verdi, fez os novos corações funcionarem por 26,5 dias em média."

Retomando o fato de que vibramos na sintonia das melodias que ouvimos, o melhor que podemos fazer é fugir de quaisquer sensações ruins por meio de uma bela canção, seja para acalmarmos os nervos, nos sentirmos em paz, nos animarmos, etc. Nunca se deixe levar por baixas energias, não "provoque" a situação ainda mais por meio de alguma música, filme, leitura que faça com que se sinta desconfortável.
Traga aos sentidos aquilo que possa nutrir tudo o que há de benigno.
Comece a reforma interna subtraindo o que lhe faça mal. Seja uma pessoa de coração e mente saudáveis, que reconheça a vida como uma alegre melodia.

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição"
Aristóteles

Para terminar, aqui está o vídeo com a música favorita do irmão Chico Xavier. Ouçamos e que possamos refletir um pouquinho sobre esta simples canção que encantou nosso querido Chico.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Caminhos do Mar

Faço de minhas palavras simples uma pequena homenagem à beleza deste Orixá.
Iemanjá, assim como os outros orixás, é um complexo de energias,
manifestado na Terra através da força da natureza criada por Deus.
Símbolo materno, dona da fertilidade e do psicológico dos seres humanos, Iemanjá é o mar, as águas salgadas que cuidam da limpeza do nosso espírito.




Conhecida como Rainha do Mar, é absorvedora de energias negativas. Dessa forma, a purificação em um delicioso mergulho nas águas salgadas é certeira.

"Iemanjá é a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, É ela quem controla as marés, é ela quem protege a vida no mar."

As entidades da linha desse orixá são encarregadas de limpar fluidicamente as energias pesadas e más influências.
A grande festa da senhora do mar é realizada todos os anos no dia 2 de fevereiro. Sendo o orixá mais famoso no Brasil, é muito homenageada e respeitada culturalmente. Afinal, quem mora perto da imensidão azul, nunca morre de fome. É nossa grande mãe, provedora do alimento, conforto e harmonia.


Tudo o que existe, um dia será levado ao mar pelas ondas da vida e da morte, pela maré do destino que cobre o universo como um manto celestial.

Odò Ìyá!