quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Fenômeno Anímico

Na esfera de atividades espiritualistas, o animismo é a intervenção da própria personalidade do médium durante a comunicação dos espíritos, impondo algo de si mesmo à conta das mensagens transmitidas. Manifestando, assim, apenas seus próprios conhecimentos e opiniões que se encontravam latentes no inconsciente. Existem casos que a influência é tão grande que o fenômeno mediúnico se torna improdutivo e pode se desenvolver para uma mistificação (existindo a intenção de enganar), dependendo da conduta moral do indivíduo.

Mesmo assim, não devemos nos esquecer de que nenhuma árvore nasce produzindo e, dessa forma, o animismo deve ser visto como parte do crescimento do médium, pois todos estão propícios a esse tipo de situação, principalmente no início do desenvolvimento das faculdades mediúnicas, visto que com o passar do tempo, os níveis anímicos podem começar a cair, contanto que o médium seja tratado e receba orientação doutrinária, como seria feito em qualquer caso de desarmonia moral, por causar perturbações e desvirtuar o bom andamento dos trabalhos.

"O médium, tendo consciência do que fala ou escreve, é naturalmente levado a duvidar da sua faculdade: 
não sabe se a vontade de falar ou a escrita é dele mesmo ou de outro Espírito, mas ele não deve 
absolutamente inquietar-se com isso e deve prosseguir apesar da dúvida. 
Observando com cuidado a si mesmo, facilmente reconhecerá nos escritos muitas coisas que não lhe 
pertencem, que são mesmo contrárias aos seus pensamentos, prova evidente de que não procedem de sua 
mente. Que continue, pois, e a dúvida se dissipará com a experiência."
Item 204, Capítulo XVII em "O Livro dos Médiuns", Allan Kardec


Essas situações não devem ser tratadas com descaso, pois um médium tratado desde o início de seu desenvolvimento, pode vir a se tornar um grande instrumento de realizações caritativas ao próximo, tendo a oportunidade de limpar sua mente espiritual e aprender a distinguir o que é seu e o que é de outrem. Portanto, todos os centros espiritualistas devem apresentar esse tipo de suporte aos médiuns trabalhadores (incluindo o incentivo a prática dos 7 Passos para a Ascensão do Médium).



Existem casos que os espíritos apenas inspiram o tema e as primeiras ideias, o médium utilizará seus conhecimentos para o restante. Com a sensibilidade que possui, recebe intuitivamente a mensagem que o desencarnado pretende transmitir e, assim, dá voz e corpo ao que surge no intelectual. É nesse momento que o trabalhador precisa se conhecer, estudar e distinguir aquilo que é de sua própria criação. A falta de preparo do médium é a principal causadora desse fenômeno, além da própria vaidade e vontade do indivíduo de fazer parte daquele trabalho a qualquer custo. Quando não há o esclarecimento por meio dos estudos doutrinários, quaisquer ideias, impulsos, nostalgia e traumas guardados no inconsciente, podem ser tomadas como manifestações de espíritos desencarnados, enquanto, muitas vezes: a) são de criação dos desequilíbrios mediúnicos; b) ocorrem por conta do ambiente onde o médium se encontra (em um trabalho com entidades x, sob a vibração do local, a pessoa acredita que está incorporada, por exemplo); c) na presença de um espírito, o médium já julga em seu despreparo que está tomado por aquele que apenas se faz presente).

Evite o fenômeno anímico por meio do Estudo. Em Missionários da Luz há o trecho:
"(...) o animismo é uma erva daninha em toda a parte. Nosso intercâmbio com o plano invisível está repleto de lamentáveis enganos. (...) As personalidades comunicantes, em sentido comum representam criações mentais dos sensitivos."

Saiba como tratá-lo. Em Mecanismos da Mediunidade, André Luiz escreve:

"Freqüentemente pessoas encarnadas nessa modalidade de provação regeneradora são encontráveis nas reuniões mediúnicas, mergulhadas nos mais complexos estados emotivos, quais se personificassem entidades outras, quando, na realidade, exprimem a si mesmas, a emergirem da subconsciência nos trajes mentais em que se externavam noutras épocas (...) Nenhuma justificativa existe para qualquer recusa no trato generoso de personalidades medianímicas provisoriamente estacionadas em semelhantes provações, de vez que são, em si próprias, espíritos sofredores ou conturbados quanto quaisquer outros que se manifestem, exigindo esclarecimento e socorro."

O médium deve ter a chance de se recuperar e superar esta possível etapa de seu desenvolvimento. Assim, poderá continuar sua missão nesta erraticidade comprometido com as causas de Cristo.


 Paz e luz a todos, irmãos! 


domingo, 5 de maio de 2013

7 Passos para a Ascensão do Médium

Pensando nas funções dos médiuns dentro dos templos, podemos dizer que a responsabilidade deve estar presente na consciência daqueles que trabalham para ajudar o próximo. E, simplificando o assunto, existem 7 passos para a ascensão do médium, seja no Espiritismo, na Umbanda ou qualquer que seja a casa que agrega esse tipo de trabalho caritativo. Os passos¹ são:

Estudo - O ato de estudar e conhecer a doutrina que segue é o principal elemento que faz com que o trabalho tome seriedade e obtenha credibilidade daqueles que frequentam o local, Ler as obras fundamentais faz com que não aconteçam casos de obssessões ou mistificações dentro da doutrina, pois com a fragmentação dos templos, sem uma ordem, a "religião" se torna confusa e sem fundamentos. A pureza doutrinária deve ser resgatada para que não haja abertura para fenômenos anímicos nos centros, onde o atendimento dos guias acaba sendo uma manifestação de ego do próprio médium que ainda estava em desenvolvimento. Ou seja, o princípio de um trabalho focado e bem sucedido é a ciência de sua própria religião. Além disso, o estudo é importante não só para os médiuns que já trabalham nos centros, pois o entendimento doutrinário pode mudar a vida de pessoas que ainda se sentem perdidos na religião e sempre pode ser dito que o conhecimento é uma forma de libertação.

Disciplina O médium deve estar empenhado e se doutrinando diariamente em seus pensamentos e atos, não apenas na hora do trabalho no templo. Nenhum ser humano é desamparado pelo Pai em momento algum, mas, temos o nosso livre arbítrio que nos dá liberdade para conduzirmos nossa vida. Tudo dependerá de sua conduta moral como ser humano. Vivemos na Terra em espiação e, aquele que toma ciência de que o fenômeno mediúnico também depende de quem somos no dia a dia, poderá ter a chance de se melhorar e obter maior eficácia durante a canalização de luz. Também é importante saber organizar o seu tempo, pois existem muitas pessoas que dizem não ter tempo para estudar, mas aquele que realmente quer se empenhar a fazer o melhor, conseguirá arranjar um tempo para os deveres doutrinários. Pois, de nada adianta a vontade de ajudar, se nem ao menos temos o conhecimento daquilo que estamos fazendo e não aplicarmos os ensinamentos em nossas vidas.

Equilíbrio Tanto mental, quanto espiritual; o equilíbrio vem ao lado da disciplina, pois faz parte do ato de nos mantermos conscientes de que continuamos médiuns também fora do centro, não apenas nas horas das manifestações. Devemos ser transparentes quanto aquilo que fazemos, porque atraímos para perto de nós os espíritos que melhor se afinarem com nosso caráter e tudo aquilo que fazemos (seja de conduta benéfica ou não), fica marcado em nosso perispírito. Dessa forma, não podemos nos esquecer de fazermos uma limpeza interna daquilo que for ruim, pois uma fruta apodrecida pode estragar toda a fruteira. Somos naturalmente de essência divina e precisamos ter consciência de que é possível voltarmos à nossa forma original.

Direcionamento - Estar desmotivado é consequência da falta de estudo. Portanto, é importante que a Casa esteja focada na pureza divina, independentemente da religião, busque o lugar que também esteja no caminho da seriedade, que não esteja apegado às vaidades terrenas, mas apenas na simplicidade de nos religarmos a Deus.

 Que seja raciocinada, é a mais salutar. Como o próprio nome do blog diz, também estou "à procura" dessa fé. O ser humano tem mania de entrar na zona de conforto em sua vida e acabar entregando tudo "nas mãos de Deus", não espiando a si próprio em suas ações, deixando a preguiça de iniciar uma reforma interna tomar proporções maiores do que a vontade de mudar. A partir daí que entra a fé raciocinada, pois a fé fascinada faz com que a pessoa se esqueça de que não adianta pedir ajuda à espiritualidade, se não haver uma mudança de dentro para fora. Muitas vezes, os problemas que aparecem em nossas vidas são causadas pelo reflexo de como estamos vivendo. A fé em Deus deve ser maior do que tudo o que há no mundo, então, saibamos que Deus não quer ver nenhum de seus filhos mal, Deus quer que seus filhos se lembrem de que ele está dentro de cada um e que podemos alcançar seu amor em nós mesmos.

Amor Fraternal "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele". O amor fraternal envolve humildade para com o próximo. Tudo o que fazemos, deve ser feito com amor, não apenas porque achamos que é o correto. À partir do momento que o trabalho caritativo vira apenas compromisso, não é mais amor. Deus fez o universo colocando amor em cada pequena criação.

Comprometimento com as causas de Cristo De nada adianta o estudo, a disciplina e o direcionamento, se não estivermos em Cristo, nessa eterna busca de amarmos uns aos outros como ele nos amou. Jesus foi o maior sábio que já existiu, pregou a união, o amor fraternal, a fé. Uma casa espiritualista deve estar dentro das leis de Cristo e estará nas leis de Deus.


Ainda pensando no estudo, o pentateuco espírita é o conjunto de obras que é de leitura fundamental a todos os médiuns, sejam eles kardecistas, umbandistas, ou seja o seguimento que for. Pois a doutrina codificada por Kardec não se resume aos denominados kardecistas, por ser a doutrina dos Espíritos e por ser universalista em seus ensinamentos. Além dessas obras, existem muitos livros² umbandistas que também podem orientar aqueles que estão em busca de uma fé raciocinada condizente com a Umbanda fundada pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas.

Espero ter deixado claro que os 7 passos são úteis na vida de qualquer pessoa e que independem da crença ou religiosidade. Obrigada a todos pela atenção, fiquem na paz!



Emmanuel, nos primórdios da mediunidade de Chico Xavier, deu-lhe algumas orientações.
Emmanuel - Está você realmente disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus?

Chico - Sim, se os bons espíritos não me abandonarem...


Emmanuel - Não será você desamparado, mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.


Chico - E o senhor acha que eu estou em condições de aceitar o compromisso?

Emmanuel - Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o Serviço...
Porque o protetor se calasse, Chico perguntou:

- Qual é o primeiro?

A resposta veio firme:

- Disciplina.

- E o segundo?

- Disciplina.

- E o terceiro?

- Disciplina.

Além da recomendação de disciplina, para toda e qualquer situação, a segunda mais importante orientação de Emmanuel para o médium era assim relembrada por Chico Xavier:

- Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e, disse mais, que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo.

¹ Postagem baseada na aula de Doutrina Universalista de Umbanda no CEU Esperança, do dia 04 de maio de 2013.
² Uma obra que recomendo é a Umbanda Pé no Chão, do autor Norberto Peixoto (orientado pelo espírito Ramatís).