sábado, 24 de agosto de 2013

Expansão Cultural: O Movimento Hare Krishna

❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ 
Queridos irmãos, iniciaremos uma jornada cultural por várias doutrinas espiritualistas encontradas no mundo. Procuraremos entender um pouquinho sobre o que se passa em cada uma das comunidades que agregam tais filosofias de vida. Proponho lermos com a mente aberta para podermos quebrar qualquer pré-conceito que ainda possa haver. Vamos observar a beleza de cada cultura e saibamos adquirir o que houver de melhor para trazermos ao nosso ser interior.
❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ ❃ 

Para começar, falarei um pouco sobre o chamado Movimento Hare Krishna, o qual segue as antigas escrituras conhecidas por Vedas, onde há um processo de compreensão espiritual profundo e prático.
O movimento é derivado do hinduísmo vaishnava e foi fundado pelo pensador indiano Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). Nascido em uma família de classe média alta de Calcutá, Srila Prabhupada foi criado com base nos védicos tradicionais. Estudou em escolas conceituadas, trabalhou como químico e, em certa época, entrou em contato com o movimento de Mahatma Gandhi. Após tornar-se admirador do líder religioso Bhaktisiddhanta Sarasvati recebeu o pedido do próprio mestre de difundir o conhecimento védico em inglês. Assim, caminhando para esse feito, Srila Prabhupada fundou a revista quinzenal Back to Godhead (Volta ao Supremo), na qual sozinho editava, datilografava manuscritos, checava e distribuía pessoalmente cada cópia. Até hoje a revista é publicana no ocidente por seus discípulos.


O pensador retirou-se da vida familiar para dedicar seu tempo ao estudo e escrita. Viajou aos Estados Unidos a bordo de um navio cargueiro, com poucos dólares, alguns livros e uma muda de roupa. Nos primeiros anos em Nova Iorque, viveu como hóspede de imigrantes. Prabhupada só conseguiu fundar seu Movimento após um ano de privações e dificuldades.
Antes de sua morte em novembro de 1977, viu o Movimento Hare Krishna crescer. Iniciou milhares de discípulos, escreveu obras que são utilizadas em universidades no mundo inteiro e que já foram traduzidas para mais de 50 idiomas, viajou para vários lugares no mundo para ministrar conferências e foi um exemplo de alguém que fez acontecer.

Os propósitos do movimento Hare Krishna são:

  1. Propagar o conhecimento espiritual entre as sociedades a fim de educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual, restabelecendo o equilíbrio dos valores na vida e, finalmente, alcançando a verdadeira união e paz mundiais;
  2. Propagar a consciência de Krishna (Deus), assim como foi revelada nas grandes escrituras da Índia, o Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam;
  3. Unir os membros da sociedade e torná-los mais próximos de Krishna (a entidade primordial). Isto fará com que cada alma (tanto dos membros, como da sociedade) seja parte integrante de Krishna;
  4. Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana – o canto congregacional do santo nome de Deus – tal como foi revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu;
  5. Erguer, para os membros da sociedade e demais, um local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna;
  6. Manter os membros unidos com a finalidade de ensinar um modo de vida mais simples e natural;
  7. Publicar e distribuir periódicos, revistas e livros com os propósitos acima mencionados.
Os quatro princípios básicos são:
  1. Ser vegetariano estrito (não comer carne, peixe nem ovos)
  2. Não se intoxicar (não consumir nenhum tipo de drogas, bebidas embriagantes, álcool e cigarro, bem como qualquer alimento que contenha cafeína)
  3. Não praticar jogos de azar
  4. Não praticar sexo ilícito ou fora do matrimônio

O que deve ser levado em consideração é que cada restrição tem relação com um princípio positivo que deve ser trabalhado.
Ao deixar de comer carne, o indivíduo trabalha sua misericórdia, pois não é direito do ser humano interromper a vida progressiva de qualquer espécie. Quando uma criatura é morta, seu processo de evolução é interrompido e aquele ser que poderia estar se promovendo a uma espécie de vida superior, precisará voltar na mesma, porque o ciclo não foi completado. O ser humano deve tratar com compaixão e igualdade todas as entidades viventes, de tal forma que elas possam conseguir a salvação deste cativeiro material.

O indivíduo deve se manter limpo por fora e por dentro. Deve haver a limpeza física, mental e emocional para que o espírito caminhe em sua purificação.

Uma das funções mais delicadas e sagradas do ser humano é a relação sexual que, segundo a cultura védica, deve acontecer somente dentro do matrimônio e com a função de procriar crianças que serão educadas em consciência de Krishna (Deus). O fundamento está no desapego do corpo físico, já que a o prazer carnal é insaciável e a capacidade mental dentro da busca pela satisfação é diminuída e o indivíduo torna-se obsessivo. Assim, deve-se lutar contra os males da relação liberal e ilícita.
Qualquer tipo de sujeira em nosso corpo, mente e coração, acabará nos impedindo em nossa aproximação com o divino.

O ser humano não deve se deixar levar pelos seus instintos aguçados pelos sentidos. Qualquer pessoa que se intoxique com o álcool, droga ou qualquer outro entorpecente, acabará perdendo seu equilíbrio mental e espiritual.
Dentro dos ensinamentos védicos, o indivíduo deve reconhecer de que é uma centelha do Ser Supremo, a quem deve servir com amor e devoção. Reconhece também que não é o centro do universo ou que sua vida foi destinada para desfrute sensual, pois isso anularia sua capacidade de levar uma vida austera em função da auto-realização espiritual.

Uma pessoa que se esforça para se livrar da ilusão do mundo material, está lutando para descobrir seu verdadeiro Eu. E a verdade superior se inicia quando Deus é aceito como a Suprema Verdade Absoluta, como está nas escrituras reveladas. Após isso, a pessoa tem o compromisso de distribuir amplamente esta Verdade e combater a falsidade, porque o conhecimento da verdade traz a libertação. Realidade é eternidade. Um tempo valioso é perdido com aquilo que é temporal, como por exemplo o ato de fumar, jogos de azar e outros tipos, ganância, alienação por meio da televisão, computador, videogames, entre outros atos mundanos que nos atrasam na aproximação com o Supremo.



Devemos ter em mente que é possível nos tornarmos seres humanos misericordiosos, limpos, austeros e verazes. Essa mudança pode ser gradual, como quando sementes são plantadas na terra. Basta regá-las e crescerão em nosso interior e, dessa forma, caminharemos para o cultivo de uma consciência superior para compreendermos a perfeição última da vida, encontrada no amor puro de Deus.



O chamado "maha-mantra" é o canto da vibração transcendental, um método sublime para revivermos nossa consciência em Krishna. Quando um devoto puro do Senhor canta o mantra com amor, ele exerce um grande efeito sobre os ouvintes. O canto é uma maneira espiritual de nos dirigirmos ao Supremo e Sua energia interna, pedindo proteção à alma condicionada. Portanto, cantemos a Deus para sermos felizes!

Namastê!


Fonte: http://harekrishnasp.blogspot.com.br/