sábado, 17 de novembro de 2012

Déjà vu

Sentir que já esteve em determinado lugar, já conheceu certa pessoa, já vivenciou algum acontecimento... São sensações causadas pelo chamado "Déjà vu".

Como o próprio nome já sugere, o fenômeno do "Já visto" é comum na vida de muitas pessoas que se sentem familiarizadas com algo que nunca haviam presenciado antes. É uma sensação súbita e que causa estranheza.


Mesmo sendo tão intensa, costuma durar apenas alguns segundos, como se alguma informação nova passasse pelo cérebro e "quebrasse" o Déjà vu.

No meu caso, posso dizer que já tive essa sensação inúmeras vezes e, logo no momento, passam pela cabeça alguns pensamentos inconformados como "Eu tenho certeza de que já sonhei com isso!" ou até a impressão de saber o que irá ocorrer adiante. 

Seria o fenômeno causado pelo espiritual?

Existe a teoria de que lembranças de um passado inconsciente (como o de um bebê) ou de reencarnações passadas viessem à tona no momento da sensação. Então, a pessoa ainda bebê poderia ter conhecido alguém ou algum local "X" e essas lembranças estavam armazenadas em seu inconsciente; ou reminiscências psíquicas de outras vidas que são carregadas conosco voltam ao consciente assim que entramos em contato com determinada situação.
Entretanto, essa teoria é descartável quando trata-se de um "Déjà vécu" (variação teórica do Déjà vu), pois a lembrança é tão detalhada e específica que não poderia ser de uma outra encarnação, ainda mais se há presente, por exemplo, objetos da modernidade.
Existe, por fim, a possibilidade do fenômeno ser causado pela Hiperestesia, que faz com que uma pessoa hipersensível capte pensamentos ou informações de alguém próximo, mesmo sem perceber. Assim, há esse "choque" de uma hora para outra.

Então, qual seria a explicação científica?

Pessoas que sofrem de epilepsia no lobo temporal possuem constantemente as sensações de Déjà vu, porque é a região responsável pela codificação e dão conotação emocional às informações recebidas. 
Porém, apenas 1% das pessoas que já tiveram essa paramnesia sofrem de epilepsia.
A explicação do fenômeno, pode ser dada pela analogia do psicólogo Alan Brown, batizada por "duplo processamento", que compara a memória ao funcionamento de uma fita cassete com duas cabeças, uma responsável pelo registro e a outra, pela reprodução. E a paramnesia (Déjà vu) ocorreria quando o cérebro começasse a reproduzir uma informação recém-registrada. A lembrança é armazenada pela memória de longo prazo, sem passar anteriormente pela de curto prazo. 





Apesar das analogias científicas, ainda não há uma explicação concreta sobre o motivo pelo qual pessoas que não possuem epilepsia, já passaram pela sensação do "já visto", tornando-a um alvo de muitas especulações.

O que lhe causa/já causou Déjà vu?
Qual local já lhe rendeu até calafrios de tão intensa a sensação?

Esta sirene é um exemplo muito forte para mim:

Seria por um motivo espiritual ou apenas faz parte de uma falha na memória?
Talvez eu não descubra ainda nesta vida.



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/deja-vu/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário